top of page

Obras do Hospital Municipal de Natal chegam à fase de conclusão

Obra do Hospital Municipal está 92% concluída na primeira etapa; previsão é de que 100 leitos clínicos e UTI com 10 leitos sejam finalizados até o fim do ano. Foto: José Aldenir/Agora RN


A construção do novo Hospital Municipal de Natal, que faz parte do plano de ampliação e modernização da saúde pública no município, encontra-se em fase avançada de acabamentos finais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a obra está 92% concluída na primeira etapa, que compreende a estrutura física inicial do hospital, enquanto a segunda etapa está 23% concluída.


A previsão é de que os 100 leitos clínicos e a UTI geral com 10 leitos — incluindo dois isolamentos — sejam finalizados até dezembro de 2024. Já a área assistencial administrativa, que complementa a infraestrutura do hospital, deve ser concluída até março de 2025.


O que falta para a conclusão definitiva da obra são a instalação de subestações e a implementação de sistemas de ar condicionado, que são essenciais para a funcionalidade plena do hospital. O investimento total na construção é de aproximadamente R$ 140 milhões.


O novo hospital de Natal terá capacidade para atender uma ampla gama de especialidades médicas, alinhadas ao perfil de um hospital geral, como obstetrícia, ortopedia, cardiologia, e outras áreas tradicionais. Além disso, será equipado com um moderno centro de diagnóstico e imagem, oferecendo serviços como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia, além de exames eletivos e regulados.

Álvaro Dias ressalta atendimento com uma ampla gama de especialidades médicas,

além de serviços como exames. Foto: Joanna Lima / Prefeitura do Natal.


O hospital atenderá exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo destinado para pacientes regulados de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros serviços da rede municipal, como o Pronto-Socorro Mãe Luíza e o Pronto-Socorro Hospital Infantil Varela Santiago.


Com a fase de acabamentos em andamento e o dimensionamento do quadro de recursos humanos (médicos, enfermeiros e técnicos), o novo hospital promete não apenas melhorar a capacidade de atendimento em Natal, mas também beneficiar outras regiões do estado. Serviços de apoio, como farmácia, laboratório e central de esterilização, estarão disponíveis no local, garantindo um atendimento completo e de qualidade à população.


“Como cidadão, prefeito e médico, estou realizado, pois estamos vivenciando um momento histórico, já que em breve vamos materializar um anseio de toda a população da capital potiguar, ao entregar o Hospital Público Municipal. Sem dúvida, uma das ações mais significativas da nossa gestão. Vamos oferecer um atendimento amplo, com várias especialidades, oferecendo o melhor para o usuário da rede pública municipal de Saúde”, destacou o prefeito Álvaro Dias.


O hospital está sendo erguido na avenida Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite.


AGORA RN

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page