top of page

Arquidiocese adere ao Pacto Interinstitucional pela Educação no RN

  • Foto do escritor: 91 FM NATAL
    91 FM NATAL
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura
Dom João Cardoso e Dr. Gilberto Jales, por ocasião da assinatura do termo de adesão ao Pacto (Foto: Cacilda Medeiros)
Dom João Cardoso e Dr. Gilberto Jales, por ocasião da assinatura do termo de adesão ao Pacto (Foto: Cacilda Medeiros)

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, a visita do Dr. Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, o arcebispo assinou o termo de adesão ao Pacto Interinstitucional pela Educação no Rio Grande do Norte.


Desde 2022, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”, a Arquidiocese de Natal vem trabalhando na implementação do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Norte. Entre as atividades já realizadas, está a articulação com instituições para possíveis parcerias para o desenvolvimento desse projeto.


Em março passado, o TCE-RN, juntamente com mais de trinta instituições, instalou o Gabinete de Articulação para a Efetivação da Política de Educação (Gaepe-RN), resultando na assinatura do “Pacto pela Educação”. A solenidade de instalação aconteceu dia 17 de março, na  Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, e contou com a participação do Padre Matias Soares, coordenador da Comissão de Cultural e Educação e da Pastoral Universitária e articulador da proposta do Pacto Educativo Estadual, em nível de da Arquidiocese de Natal.


Esse mesmo projeto de um “Pacto Educativo” vem sendo trabalhado pelos Tribunais de Contas de outros estados brasileiros.

 

Pacto Educativo Global

 

O Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global, em 12 de setembro de 2019,  com a intenção de reavivar o compromisso com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência e promover a compreensão mútua. Nestes cinco anos, ele tem falado sobre o assunto, em diversas ocasiões. Para Francisco, o Pacto Educativo Global deve gerar mudanças em escala planetária, para que a educação seja um criador de fraternidade, paz e justiça.


ARQUIDIOCESE DE NATAL

 
 
 

Comments


bottom of page